Os novos integrantes do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) foram empossados nesta quinta-feira, 22 de maio, em cerimônia híbrida realizada na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e online. Composto por 52 conselheiros, entre titulares e suplentes, o grupo representa tanto órgãos governamentais quanto a sociedade civil. A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, destacou o compromisso do governo com políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável e ativo da população catarinense.
Atualmente, 15,6% dos habitantes de Santa Catarina têm mais de 60 anos, e projeções do IBGE indicam que esse percentual chegará a 20% até 2034. Diante desse cenário, o Fundo Estadual do Idoso (FEI) será utilizado para capacitar profissionais em políticas públicas direcionadas à terceira idade, uma iniciativa pioneira no estado. O conselho também aprovou os nomes do novo presidente e vice-presidente, que assumirão a gestão 2025/2027.
O CEI/SC é um órgão permanente, com funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, vinculado à SAS. Sua missão é garantir o controle social sobre as políticas estaduais para idosos, assegurando direitos e promovendo ações de proteção e defesa dessa parcela da população. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação da secretaria.