A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), em parceria com a Prefeitura de Mondaí, está implementando uma nova rede de distribuição de água para beneficiar 20 famílias da Linha Fátima, no interior do município. Atualmente, essas residências dependem de poços artesianos, que além de representar riscos à saúde, não garantem abastecimento contínuo durante períodos de seca, como ocorreu no início do ano, quando foi necessário o uso de caminhões-pipa.
A obra inclui a instalação de 3,6 km de redes em PVC ao longo da Rua Aparecida, além de um equipamento de bombeamento para assegurar o fornecimento de água tratada. Com um investimento de aproximadamente R$ 200 mil, a iniciativa marca a primeira vez que os moradores terão acesso a um sistema de abastecimento regular e seguro. A Casan prevê concluir os trabalhos até o final de junho.
A melhoria no saneamento básico deve trazer mais qualidade de vida à comunidade, eliminando a dependência de fontes alternativas e reduzindo os riscos associados à água não tratada. O projeto reforça o compromisso das instituições em expandir a infraestrutura essencial para áreas rurais, garantindo acesso a serviços básicos de forma digna e sustentável.