A nova ponte sobre o Rio Curuçá, localizada no km 23 da BR-319 no Amazonas, está 75% concluída e deve ser entregue até setembro deste ano, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). A obra substitui a estrutura que desabou em setembro de 2023, causando cinco mortes e interrompendo o tráfego na região. Desde o acidente, uma ponte provisória e balsas foram utilizadas para manter o fluxo, mas a seca em 2024 agravou os desafios logísticos.
A nova ponte, com 150 metros de extensão e 13 metros de largura, foi ampliada em comparação à anterior e está sendo construída para suportar transporte pesado. Além dela, outra ponte sobre o Rio Autaz Mirim está em reconstrução, com previsão de conclusão para novembro. Os investimentos nas duas obras somam R$ 50 milhões, e um terceiro projeto, no Igapó Açú, está em fase de licitação. O DNIT destacou as dificuldades da região, como a falta de insumos e a distância para transporte de materiais.
A conclusão das obras é vista como crucial para a economia local, especialmente para o abastecimento de Manaus e cidades vizinhas. Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) enfatizaram que a BR-319 é vital para reduzir custos e prazos de produtos perecíveis. Autoridades afirmaram que os prazos estão sendo cumpridos, com expectativa de inaugurar a ponte do Curuçá em setembro e a do Autaz Mirim até novembro.