A Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Souza, em Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, foi inaugurada nesta terça-feira (13), acrescentando 307 novas vagas ao sistema prisional do estado. A unidade, resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e o Governo do Piauí, recebeu investimentos superiores a R$ 35 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). A estrutura inclui módulos de saúde, educação e trabalho, destinados a promover a ressocialização dos detentos.
Durante a cerimônia de inauguração, foram distribuídos equipamentos como armamentos, coletes balísticos e fardamentos aos policiais penais. A localização estratégica da penitenciária foi destacada como um fator importante, alinhando-se às políticas nacionais do programa Pena Justa, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A nova unidade representa um avanço na capacidade do sistema prisional piauiense, combinando segurança e iniciativas de reintegração. A iniciativa reflete um esforço para modernizar a infraestrutura carcerária, com foco em reduzir a superlotação e oferecer condições mais adequadas para a população carcerária.