A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) deu mais um passo na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Biguaçu, assentando as primeiras fileiras de tanques flocodecantadores. Fabricados em aço inoxidável, os equipamentos seguem um método já testado com sucesso na ETA de Araquari, inaugurada em março. Quando concluída, a estação terá capacidade para tratar um volume diário equivalente a mais de 24 piscinas olímpicas, reforçando o abastecimento da Grande Florianópolis.
Paralelamente à instalação dos tanques, a obra avançou com a concretagem de 116 m³ para pilares e bases de estruturas como a sala de operações, a sala de painéis elétricos e a sala dos sopradores, essencial para a lavagem dos filtros. Segundo o engenheiro responsável, Bruno Kossatz, as bases servirão também para a instalação de novos tanques no segundo semestre. A próxima etapa inclui a concretagem de um reservatório interno, prevista para o dia 22.
Com investimento de R$ 86,3 milhões, a nova ETA está sendo construída no Bairro Alto Biguaçu e deve ser entregue até o início de 2026. O projeto visa ampliar o abastecimento em regiões mais distantes da ETA Cubatão, em Palhoça, garantindo maior vazão de água para os municípios integrados ao sistema.