Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Política
    Política
    Acompanhe as principais decisões políticas que moldam o Brasil. Cobertura completa sobre o governo, Congresso, eleições, e as movimentações dos principais personagens políticos do país.…
    Mostrar mais
    Top News
    Gleisi Hoffmann busca estreitar relações entre partidos da base aliada
    28 de fevereiro de 2025
    Senador pede urgência em projeto que restringe participação de celebridades em apostas esportivas
    27 de novembro de 2024
    Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos
    21 de abril de 2024
    Últimas Notícias
    XP mantém recomendação de compra para Motiva e Ecorodovias após resultados do 1T25
    19 de maio de 2025
    new title
    19 de maio de 2025
    Kings league consolida sucesso no brasil com final emocionante e neymar presente
    19 de maio de 2025
    Centrista vence eleição presidencial na romênia contra candidato nacionalista
    19 de maio de 2025
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: new title
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Últimas notícias > new title
Últimas notícias

new title

Redação
Última atualização: 19 de maio de 2025 20:06
Redação
Compartilhar
Tempo: 8 min.
Compartilhar

Pressionado por aliados, o governo Binyamin Netanyahu permitiu que a Faixa de Gaza recebesse os primeiros caminhões com ajuda humanitária em mais dois meses. O alívio veio após a ONU alertar que os 2 milhões de habitantes do território palestino sofrem com a escassez prolongada de alimentos, mas é considerado insuficiente.

Israel confirmou a entrada de cinco caminhões com leite em pó e outros itens urgentes nesta segunda-feira, 19, enquanto avançava com uma nova operação terrestre na Faixa de Gaza.

O secretário-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, alertou que o risco de fome em Gaza estava aumentando com o bloqueio deliberado à assistência. Ele disse que há 2 milhões de pessoas famintas enquanto toneladas de alimentos estão retidas na fronteira.

Por sua vez, chefe da ONU para assuntos humanitários, Tom Fletcher, disse que a ajuda é bem-vinda e deve ser mantida, mas representa apenas uma gota no oceano.

- Publicidade -
Ad imageAd image

Ele pediu ao governo israelense que abra pelo menos duas passagens (no norte e no sul da Faixa de Gaza), remova cotas e impedimentos de acesso e não realize ataques nos horários de entrega. Precisamos ter permissão para ampliar nossa capacidade, apelou, destacando que os civis precisam de ajuda com urgência.

Fletcher disse que, ao todo, nove caminhões da ONU foram autorizados a entrar na Faixa de Gaza e expressou preocupação com roubos e saques, um problema crescente à medida que os recursos se tornam cada vez mais escassos. Para reduzir os saques, é necessário um fluxo regular de ajuda, afirmou.

De acordo com Israel, os outros quatro caminhões com acesso liberado deve chegar ao território palestino amanhã.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, disse que decidiu retomar a ajuda mínima a Gaza após aliados alertarem que não poderiam apoiar uma nova ofensiva militar, caso houvesse imagens de fome no território palestino.

Logo após a entrada dos primeiros caminhões, Reino Unido, França e Canadá classificaram a ajuda como totalmente inadequada. E ameaçaram adotar ações concretas contra Israel, incluindo sanções.

Israel sofreu um atentado atroz em 7 de outubro. Sempre apoiamos o direito de Israel de defender os israelenses contra o terrorismo, mas esta escalada é totalmente desproporcional, escrevem Keir Starmer, Emmanuel Macron e Mark Carney, acrescentando que não ficariam de braços cruzados diante das ações escandalosas do governo Binyamin Netanyahu.

Se Israel não puser fim à nova ofensiva militar nem levantar suas restrições à ajuda humanitária, adotaremos outras medidas concretas em resposta, segue a declaração. Macron, Carney e Starmer advertiram contra o deslocamento forçado de civis e disseram que estão decididos a reconhecer a um Estado palestino.

Reino Unido, França e Canadá também fazem parte do grupo de 22 países que exigiu a retomada completa e imediata da ajuda na Faixa de Gaza. A declaração critica o novo modelo proposto por Israel e defende que o apoio seja organizado pelas Nações Unidas.

Sem a presença dos Estados Unidos, o grupo disse que a ONU e as organizações humanitárias não podem aceitar o formato que relaciona a ajuda humanitária a objetivos políticos e militares.

A ajuda humanitária nunca deve ser politizada e o território palestino não deve ser reduzido ou submetido a nenhuma mudança demográfica, afirma o comunicado.

Segundo Netanyahu, a ajuda a Gaza seria mínima e funcionaria como ponte para o lançamento de um novo sistema de assistência no território. Uma organização apoiada pelos EUA seria responsável por fazer a entrega em centros protegidos pelo Exército israelense.

Israel alega que o plano visa impedir o Hamas de ter acesso à assistência. A ONU, por outro lado, afirma que a proposta é insuficiente para atingir as necessidades urgentes dos palestinos e alerta contra o uso da ajuda humanitária como arma.

Autoridades familiarizadas com as discussões disseram que o plano envolverá a criação de pontos de distribuição principalmente no sul de Gaza, forçando o deslocamento dos palestinos.

No fim de semana, Israel iniciou uma extensiva operação terrestre apoiada por ataques aéreos. E o Exército emitiu alertas para que os civis se retirem de Khan Younis, a maior cidade no sul da Faixa de Gaza.

Israel diz estar pressionando o Hamas a libertar o restante dos reféns sequestrados no ataque terrorista que desencadeou a guerra, em 7 de outubro de 2023. O Hamas declarou que só os libertará em troca de um cessar-fogo duradouro e a retirada israelense.

Binyamin Netanyahu reiterou nesta segunda-feira que Israel pretende tomar o controle de toda Gaza. Ele afirmou que o país incentivará o que chama de emigração voluntária de grande parte da população de Gaza para outros países – o que os palestinos rejeitam.

A declaração pareceu uma tentativa de acalmar os extremistas de direita na base do governo, que pressionaram contra a ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A assistência havia sido bloqueada há 11 semanas, quando Israel rompeu o cessar-fogo.

No vídeo, Netanyahu disse ter ouvido dos principais aliados israelenses: Não podemos aceitar imagens de fome, fome em massa. Não podemos tolerar isso. Não poderemos apoiá-los.

O governo americano, que declarou total apoio a Israel e culpa o Hamas pelas mortes na Faixa de Gaza, demonstrou crescente preocupação com a fome. O presidente Donald Trump disse que muitas pessoas em Gaza estão morrendo de fome durante viagem ao Oriente Médio, que não incluiu Israel. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS).

Based on this text, create a summary in three paragraphs and suggest a new title for it. The title should follow this format: only the first word of the sentence and proper nouns should be capitalized, as in the example “Economist’s manual reveals the secret to billionaires’ success.” Avoid highlighting names involved in crimes or issues of lower reputation to maintain impartiality and avoid potential legal implications. The title should follow a journalistic style similar to that of The New York Times, with a professional tone.

The summary must be written in Brazilian Portuguese, with clear, objective, and human language. Ensure the text is impartial and flows well, without directly exposing individuals or details that could harm reputations.

Lastly, format the response as follows:

Title: new title
Text: summary

Feel free to add details that may improve clarity and reasoning, but always maintain a professional and journalistic approach.

Relacionado

Ex-prefeito de Parnaguá morre em acidente na Bahia
Tragédia em ananindeua deixa comunidade em luto após acidente doméstico
Equador impõe tarifa sobre produtos mexicanos
Lyon demite técnico após sequência de resultados negativos
Parque estadual serra negra da mantiqueira se consolida como santuário ecológico e cultural
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Secretário de segurança pública descarta candidatura a governador e mira vaga no senado
Próximo notícia Vídeo mostra abordagem policial com uso excessivo de força no Ceará
- Publicidade -
Ad imageAd image

Últimas Notícias

Aprovado novo Código Sanitário Municipal
Cotidiano
20 de maio de 2025
Duas instituições são reconhecidas como de utilidade pública
Cotidiano
20 de maio de 2025
Instituto Ajax transforma vidas por meio do esporte e da cultura em Aparecida de Goiânia
Cotidiano Economia Esporte
20 de maio de 2025
Audiência em Aparecida debate medidas para fortalecer rede de proteção infantil
Cotidiano Política
17 de maio de 2025
//

Brasil em Folhas alcança 20 milhões de leitores e é uma das principais fontes de notícias do país.

Fale com o Brasil em Folhas

Anuncie
Fale Conosco
Expediente
Gráfica Brasil em Folhas
Política de Privacidade
Termos de Uso

Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?