A Moriah montou um portfólio robusto, focado na tese do bem-estar. Atualmente, a empresa já possui participação em mais de 25 marcas, incluindo nomes como Oakberry, Desinchá e Frutaria São Paulo, e negocia novos aportes que podem chegar a cifras milionárias, segundo contou o CEO, Fabiano Zettel, em entrevista à Bloomberg Línea.
O maior aporte realizado pela empresa até hoje foi na Oakberry, rede global de açaí presente em mais de 50 países. A Moriah investiu milhões na companhia, fortalecendo sua presença no mercado de alimentação saudável e expansão internacional.
Atualmente, o portfólio da Moriah reflete um valuation expressivo, com investimentos que alcançam cifras milionárias.
“Você tem que ser muito incompetente para não ganhar dinheiro com a saudabilidade, porque é um mercado carente, com um público que quer experimentar, ter novas experiências e conhecer novos produtos”, afirma Fabiano Zettel, fundador e CEO da Moriah Asset.
O movimento começou em 2022, com um aporte de R$ 45 milhões na Desinchá, e se consolidou rapidamente. Além da Oakberry e da Desinchá, o portfólio inclui marcas como Haoma (chocolates bean to bar), Solo Snacks, Frutaria São Paulo, Les Cinq Gym, Army (moda fitness) e os suplementos da Super Nutrition.
A Moriah costuma adquirir fatias minoritárias entre 15% e 25%, o que garante influência relevante nas empresas, mas sem assumir controle. Esse modelo permite à empresa participar ativamente dos rumos estratégicos dos negócios, fomentando crescimento e geração de valor.
De acordo com Zettel, os valuations das empresas investidas mais do que triplicaram entre 2022 e 2025. “O retorno é real, é garantido”, afirma.
O mercado de wellness no Brasil já é estimado em R$ 550 bilhões, uma fração dos US$ 6,3 trilhões movimentados globalmente em 2023. A expectativa, segundo a Global Wellness Institute, é que o setor atinja US$ 9 trilhões até 2028.
A lógica de construção do portfólio da Moriah é pensar o ecossistema de saudabilidade de forma integrada e complementar. As empresas não concorrem entre si, o que permite criar sinergias comerciais, operacionais e estratégicas entre os ativos.
Além de produtos, suplementos e alimentação saudável, a Moriah observa com atenção outros mercados em crescimento dentro do universo wellness, como saúde mental, sociabilidade e o mercado pet.
No momento, negocia a entrada em três novas investidas: uma rede de academias, uma rede de estúdios de yoga e uma empresa de medicina esportiva. A expectativa é movimentar algo entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões em novos aportes até 2025.
“O valor que temos para investir é um mistério, porque, quando uma oportunidade boa surge, nós nos viramos para fazer acontecer”, comenta Zettel.
Apesar do nome, a Moriah não é uma gestora nem um fundo de investimentos. Nem pretende ser.
“Por mais de 30 anos da minha vida, eu fui empregado. E quem tem sócio, tem chefe. Se eu puder esticar ao máximo a corda, sem ter chefe, eu vou tentar me manter assim. Até porque a Moriah tem muito esse elemento pessoal, holístico, na análise do empreendedor”, afirma o CEO.
“Se eu transformo isso em um fundo, vem frieza, planilha de Excel, e não tem sonho, não tem visão. O negócio fica mais engessado”, completa.
Advogado de formação, Zettel construiu carreira no direito empresarial e no mercado financeiro antes de se tornar investidor. Ao longo dos anos, também realizou investimentos bem-sucedidos no setor imobiliário.
A trajetória empreendedora começou cedo. Aos 13 anos, vendia batata na feira no interior de Minas Gerais. A motivação para trocar o terno pela camiseta, segundo ele, tem relação direta com seu estilo de vida e sua longa conexão com o bem-estar e com a prática esportiva.
Zettel já praticou judô, boxe, musculação, corrida, triatlo e, atualmente, é adepto do crossfit.
O modelo de gestão dos aportes também tem suas particularidades. As liberações dos investimentos são feitas em etapas, conforme as empresas vão cumprindo os planos e avançando nas suas metas.
“De preferência, os desembolsos vão sendo feitos de acordo com as etapas que a empresa cumpre. Isso não é desconfiança. Muito pelo contrário. É cuidado. É importante para a Moriah acompanhar a destinação dos recursos para ajudar no crescimento como um todo”, explica.
Atualmente, a Moriah conta com uma equipe multidisciplinar de cerca de 30 profissionais, responsáveis por acompanhar as investidas, além de apoiar as empresas nas áreas de comunicação, jurídico, financeiro e desenvolvimento estratégico.