Em abril, a montadora chinesa BYD vendeu mais carros elétricos na Europa do que a Tesla, marcando a primeira vez que a empresa ultrapassa a rival no continente. De acordo com dados da Jato Dynamics, a BYD comercializou 7.231 veículos totalmente elétricos, contra 7.165 da Tesla. Enquanto as vendas da fabricante chinesa cresceram 169% em relação ao ano anterior, a Tesla registrou queda de 49% no mesmo período.
O desempenho reflete tanto a expansão agressiva da BYD na Europa quanto a resistência de consumidores europeus à Tesla, associada a questões políticas envolvendo seu CEO. A BYD anunciou a Hungria como sua sede europeia e planeja uma fábrica no país, o que permitirá exportar para a União Europeia sem tarifas adicionais. Além disso, a empresa também construirá uma unidade na Turquia, reforçando sua presença no mercado regional.
No primeiro trimestre de 2025, a BYD reportou lucro líquido de US$ 1,3 bilhão, um crescimento de 100,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em contraste, a Tesla teve lucro de US$ 409 milhões, queda de 71%. Analistas destacam que o momento é decisivo para o mercado europeu, já que a BYD, que começou suas operações fora da Noruega e Holanda apenas em 2022, está rapidamente ganhando espaço diante da liderança histórica da Tesla.