O ministro da Agricultura e Pecuária afirmou que não há risco de contaminação pela gripe aviária ao consumir aves e ovos, destacando que a desinfecção da granja em Montenegro (RS), único caso confirmado em propriedade comercial no país, deve ser concluída em breve. Funcionários da granja estão isolados e sob monitoramento. O Brasil pode declarar o fim da emergência zoossanitária após 28 dias sem novos casos, com o prazo começando a ser contado a partir desta quarta-feira.
Há expectativa de que os países adotem medidas de regionalização nas restrições às importações de frango brasileiro, limitando-as à área onde o caso foi identificado, antes mesmo do prazo de 28 dias. No entanto, o protocolo de regionalização com a China ainda não foi finalizado. Onze países já comunicaram restrições, com alguns suspendendo compras de todo o Brasil e outros apenas do Rio Grande do Sul ou do município de Montenegro.
Cingapura optou por suspender as compras de frango num raio de 10 km do local do caso, enquanto o Brasil parou de certificar exportações para China e União Europeia. O governo segue em diálogo com os parceiros comerciais para minimizar impactos e garantir a segurança sanitária.