O ministro dos Transportes apresentou um panorama das ações em andamento na pasta durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura. Entre os destaques estão os investimentos em rodovias e ferrovias, incluindo a retomada de obras paralisadas e a nova política de concessões rodoviárias, que prevê pedágios eletrônicos e tarifas reduzidas. Projetos como a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a Ferrogrão foram citados como essenciais para melhorar a eficiência logística do país.
O ministro ressaltou o papel estratégico do Brasil na segurança alimentar global e a necessidade de infraestrutura adequada para escoar a produção agropecuária. Ele destacou que o país é líder na produção de commodities como soja, café e carne bovina, mas enfrenta desafios logísticos para escoar esses produtos. A falta de infraestrutura eficiente foi apontada como um gargalo que limita o potencial econômico do setor.
Durante a audiência, senadores reforçaram que o principal desafio está na logística “da porteira para fora”, ou seja, na capacidade de transportar a produção até os mercados consumidores. A comissão destacou que, apesar da alta produtividade e qualidade, o setor de infraestrutura ainda é um obstáculo para o crescimento sustentável do agronegócio. Mais detalhes sobre os planos devem ser divulgados em breve.