O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em Los Angeles, no domingo (4). O encontro, inicialmente não previsto na agenda oficial, marcou o primeiro diálogo presencial entre as duas autoridades desde a posse de Donald Trump. Haddad destacou a importância de discutir as tarifas comerciais impostas pelos EUA, mas ressaltou que as negociações sobre o tema são conduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Além do diálogo com o governo norte-americano, a viagem do ministro tem como objetivo atrair investimentos em data centers e inteligência artificial para o Brasil. Haddad apresentou o novo plano do governo para desoneração de investimentos em tecnologia da informação e destacou a liderança brasileira em energias renováveis. Durante a estadia, ele participou de eventos promovidos pelo Instituto Milken e se reuniu com executivos de grandes empresas, como Google e Nvidia, além de manter agendas com investidores internacionais.
A agenda de Haddad nos Estados Unidos incluiu ainda um café da manhã com empresários organizado pela Amcham Brasil e uma reunião bilateral com executivos da Amazon. Na terça-feira (6), o ministro seguiu para o México, onde se encontrou com o secretário do Tesouro mexicano, Edgar Zamorra, para fortalecer as relações bilaterais. A viagem reforçou a estratégia do governo brasileiro de ampliar parcerias econômicas e atrair capital estrangeiro para setores tecnológicos e sustentáveis.