A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi convocada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o aumento de queimadas e desmatamento na Amazônia, multas ambientais e o impacto da realização da COP 30 em Belém (PA). O debate, solicitado por dois parlamentares, ocorrerá no plenário 2 e abordará também o apoio ao Acampamento Terra Livre, evento indígena realizado em abril.
Entre os temas em discussão está a construção de uma rodovia de 13 km em área protegida da Amazônia, projeto relacionado à COP 30 e que preocupa devido ao potencial dano ambiental. A ministra já defendeu avaliações rigorosas para obras na região. Além disso, um dos parlamentares questiona o recorde de focos de incêndio em 2024, que aumentaram 46% em relação ao ano anterior, e a alta de 482% na degradação da Amazônia Legal, segundo dados citados na convocação.
Por fim, a reunião também tratará da atuação do Ibama, que bateu recorde na arrecadação de multas ambientais. Os deputados buscam entender as razões por trás da intensificação das penalizações e como o governo planeja mitigar os impactos ambientais discutidos.