Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional começou uma série de vistorias técnicas em obras da Transposição do Rio São Francisco, que abrange municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Batizada de “Caminho das Águas”, a inspeção deve durar quatro semanas e incluiu a Estação de Bombeamento 1 em Cabrobó (PE), onde a captação para o eixo norte do projeto é feita. A obra, concluída em 2015, passará por melhorias, incluindo a duplicação da capacidade de bombeamento, com ordem de serviço a ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante as visitas, o ministro destacou a importância de expandir a infraestrutura hídrica para consumo e produção de alimentos, além de preservar o Rio São Francisco. A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, ressaltou o impacto econômico do projeto, citando que o estado se tornou o maior exportador de frutas do país, com 25% das exportações, graças à irrigação proveniente das águas transpostas. Agricultores locais, como Emilson Pereira, também compartilharam histórias de transformação, passando de áreas secas para produção diversificada de alimentos.
O projeto de transposição, iniciado em 2007, já possui 477 quilômetros de canais divididos em eixos Norte e Leste, com investimentos de R$ 12 bilhões. A comitiva segue para Mauriti (CE), onde será inaugurado um sistema de abastecimento de água, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional através do acesso à água.