O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou os locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), realizado em 2024. A maioria das vagas está concentrada em Brasília, com 322 postos, mas há oportunidades em outros estados, como Rio de Janeiro, Acre e São Paulo. Os cargos incluem desde analistas técnico-administrativos até profissionais de áreas específicas, como médicos, engenheiros e arquitetos. A portaria autorizando a convocação foi publicada em 30 de maio de 2025.
Além disso, o governo federal autorizou a nomeação de mais de 4,3 mil aprovados em cargos que não exigem curso de formação inicial, distribuídos em 16 órgãos federais. A expectativa é que as nomeações ocorram ainda em maio. No entanto, cerca de 2,3 mil candidatos que participaram dos cursos de formação inicial — etapa eliminatória do CNU — aguardam a homologação dos resultados após as provas objetivas.
A segunda edição do CNU já foi anunciada, com 3.352 vagas em 35 órgãos federais. Desse total, 2.180 são para convocação imediata, sendo a maioria para nível superior. O restante será destinado a cadastro reserva. O edital deve ser publicado em julho, e as provas ocorrerão em dois dias, conforme adiantado pela ministra Esther Dweck.