O Ministério da Educação (MEC) começará, na próxima segunda-feira (26), o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia. Cerca de 3,4 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública receberão R$ 200, depositados em uma poupança digital da Caixa Econômica Federal. Para continuar recebendo as nove parcelas restantes, os alunos devem manter uma frequência mínima de 80% das aulas.
Os depósitos serão realizados de acordo com o mês de nascimento dos estudantes, entre 26 de maio e 2 de junho. Estudantes maiores de 18 anos podem movimentar o valor diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, enquanto menores precisam de autorização de um responsável, que pode ser feita no app ou em agências da Caixa. O MEC também disponibiliza consultas sobre o status dos pagamentos e regras do programa no aplicativo Jornada do Estudante.
Além disso, o MEC enviará mensagens via WhatsApp e Gov.br para orientar mais de 655 mil estudantes que ainda não acessaram suas contas. A comunicação incluirá instruções para movimentação dos recursos e uma opção para que os beneficiários decidam se desejam continuar recebendo atualizações sobre o programa.