O Ministério da Agricultura e Pecuária registrou, até as 19h deste sábado (24.mai.2025), 19 casos de gripe aviária em investigação, com coletas de amostras ainda sem resultados conclusivos. Os números representam um aumento em relação à sexta-feira (23.mai), quando havia 17 casos em análise. Os casos estão distribuídos em nove Estados, com destaque para o Rio Grande do Sul, Ceará e Santa Catarina, que concentram o maior número de ocorrências. As cidades afetadas incluem Triunfo (RS), Icapuí (CE) e Concórdia (SC), entre outras.
A detecção de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS) levou 41 países a suspenderem a compra e importação de carne de frango do Brasil. O Ministério da Agricultura reforçou que o consumo de carne de aves e ovos não apresenta riscos à saúde humana. Até o momento, foram realizadas 4.005 investigações, com 1.106 coletas de amostras descartadas após resultados negativos para gripe aviária e doença de Newcastle.
Além dos casos de gripe aviária, o governo confirmou um foco de doença de Newcastle em Anta Gorda (RS) e 168 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no país. As autoridades continuam monitorando a situação para conter a disseminação da doença e garantir a segurança da cadeia produtiva avícola.