O Ministério da Justiça autorizou, nesta segunda-feira (26), o uso da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em regiões de terras indígenas no Paraná e no Pará. A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo garantir a preservação da ordem pública e a proteção de pessoas e patrimônios por um período de 90 dias. No Paraná, a atuação ocorrerá na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira.
No Pará, a Força Nacional será empregada nos municípios de Tailândia, Tomé-Açu e Acará, além da Terra Indígena Ituna-Itatá, com os mesmos propósitos. A operação no estado será coordenada em conjunto com os órgãos locais de segurança e a Polícia Federal, dentro do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). A iniciativa busca reforçar a proteção dessas áreas sem especificar eventuais ameaças ou conflitos em andamento.
A decisão reflete uma ação preventiva do governo federal para assegurar a segurança em regiões indígenas, sem mencionar partes envolvidas em possíveis tensões. O emprego da Força Nacional segue um prazo definido e está alinhado com políticas de proteção territorial e soberania nacional, mantendo um enfoque neutro e institucional.