As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram em queda nesta segunda-feira, influenciadas por feriados em grandes economias como China, Japão, Coreia do Sul e Hong Kong, que mantiveram os mercados locais fechados. Em Taiwan, o índice Taiex recuou 1,23%, interrompendo uma sequência de cinco sessões de alta. Na Oceania, a bolsa de Sydney também registrou perdas, com o S&P/ASX 200 caindo 0,97%, após sete pregões consecutivos de ganhos, em um dia marcado pela reeleição do primeiro-ministro australiano.
Os investidores permanecem atentos aos desdobramentos da guerra comercial entre EUA e China, especialmente após sinais de Pequim, na sexta-feira (02), de disposição para negociar tarifas com Washington. A falta de movimentação em importantes praças financeiras da região contribuiu para o tom cauteloso do mercado.
O cenário reflete a combinação de fatores locais e globais, com feriados reduzindo a liquidez e tensões geopolíticas mantendo a aversão ao risco. A reabertura dos mercados asiáticos nesta terça-feira deve trazer maior clareza sobre o direcionamento dos investidores diante das incertezas vigentes.