O médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco faleceu na noite desta terça-feira (13), aos 98 anos, em sua residência em Salvador, Bahia. A morte foi confirmada pela Mansão do Caminho, instituição fundada por ele em 1952, que atua nas áreas de educação, saúde e apoio familiar. Divaldo vinha enfrentando um câncer de bexiga e recebia cuidados paliativos em casa.
Nascido em Feira de Santana (BA) em 1927, Divaldo foi uma das principais figuras do espiritismo no Brasil, reconhecido por dar continuidade ao legado de Chico Xavier. Com discursos serenos e mensagens de esperança, ele percorreu centenas de cidades no Brasil e no exterior. A Mansão do Caminho, sua maior obra social, atende há mais de 70 anos pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além de psicografar centenas de obras atribuídas a espíritos, Divaldo teve atuação destacada em causas humanitárias, sendo homenageado por entidades como a ONU. Seu velório ocorrerá nesta quarta-feira (14/5) na Mansão do Caminho, e o sepultamento está marcado para quinta-feira (15) no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador.