Uma massa de ar polar de origem continental deve avançar sobre o Brasil a partir desta terça-feira (27), causando quedas bruscas de temperatura em grande parte do país. Segundo o Climatempo, o fenômeno afetará principalmente as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes da Amazônia, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Diferente das massas que passam pelo oceano, esta terá maior poder de resfriamento, podendo levar a temperaturas negativas até em áreas não serranas do Sul e geadas com potencial impacto na agricultura.
O ar frio avançará em dois pulsos: o primeiro, associado a uma frente fria, trará chuva e queda de temperatura para o Sul e Mato Grosso do Sul já na quarta-feira (28). O segundo, mais intenso, deve reforçar o frio no fim de semana, atingindo o Sudeste e o Centro-Oeste, com possibilidade de recordes de baixa temperatura. Em São Paulo, a queda será mais gradual devido à nebulosidade, enquanto no Norte, o fenômeno da friagem pode levar termômetros a marcar cerca de 10°C.
Além do frio intenso, há expectativa de mar agitado e ressaca no litoral Sul e Sudeste devido a um ciclone extratropical. A neve no Sul não está descartada, dependendo da umidade trazida por esse sistema. As projeções ainda podem sofrer ajustes, mas os primeiros dias de junho devem ser marcados por temperaturas excepcionalmente baixas em várias regiões do país.