Prefeito Mabel quer superar índice proposto pelo Estado e destaca políticas inovadoras para garantir futuro das crianças
O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta terça-feira (13/5), o Termo de Pactuação de Metas da Alfabetização 2025 com o Governo de Goiás. A cerimônia, realizada no Paço Municipal, marcou o compromisso de Goiânia com a meta estadual de alcançar 610 pontos de proficiência em alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. Mabel, no entanto, afirmou que esse número será tratado como piso, e não como objetivo final.
“Educação é algo que ninguém tira. E vamos deixar essa herança para nossas crianças. Pode não ser rico, mas com boa formação, a pessoa vence na vida. Então essa meta de 610 não é meta. É o mínimo. A nossa meta tem que ser mais alta”, declarou o prefeito. “Essa é a largada. A nossa corrida é por mais — por um futuro melhor para nossas crianças.”
O Termo de Pactuação integra o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até o final do 2º ano. A iniciativa também prevê estratégias para recomposição da aprendizagem nos anos seguintes, com foco nos estudantes do 3º ao 5º ano.
Durante o evento, Mabel reforçou a necessidade de mudança para reverter os índices negativos de 2024, quando Goiânia teve uma queda de 10 pontos na proficiência em leitura, passando de 550 para 540. “Se continuarmos fazendo tudo igual, vamos continuar nos 540 pontos. Temos que mudar, inovar. Vamos colocar lousas inteligentes em todas as salas nos próximos quatro anos. Mas sem perder o essencial, a leitura. A criança precisa desenvolver o gosto por ler, precisa da cultura que a leitura traz”, afirmou.
A superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fátima Rossi, destacou a importância do papel da capital no alcance da meta estadual. “Goiânia é um dos municípios que, em 2024, puxou o resultado estadual para baixo. Nosso desafio é gigantesco, mas possível. Se Goiânia avançar, o estado todo avança junto”, pontuou. Com participação de 12,86% no resultado estadual, a capital precisa aumentar em 70 pontos seu índice atual para atingir a meta de 610 em 2025.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, detalhou as ações já em curso na rede municipal para garantir a elevação dos indicadores. Segundo ela, há um trabalho contínuo de análise de dados e acompanhamento individual dos estudantes. “Vamos fazer avaliações mensais, aluno por aluno, com foco em leitura e escrita. Devolvemos esses dados às escolas e regionais, com orientações baseadas no currículo e nos resultados. Tudo está sendo monitorado. Vamos passar do piso e conquistar um excelente desempenho”, afirmou.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia