O presidente brasileiro destacou o compromisso compartilhado entre Brasil e Angola com o multilateralismo e a cooperação internacional durante encontro com o presidente angolano. Ele ressaltou o papel de Angola como exemplo de estabilização na África e sua influência em debates globais, especialmente em um momento marcado por conflitos internacionais. A declaração ocorreu após a assinatura de acordos bilaterais entre os dois países.
Durante o discurso, o líder brasileiro enfatizou a importância da COP30, marcada para novembro, e convidou Angola a participar ativamente do evento. Ele criticou a postura de alguns governantes que negam a crise climática e destacou que a África, apesar de ser uma das regiões que menos emite gases de efeito estufa, sofre intensamente com os impactos do aquecimento global.
Por fim, o presidente afirmou que uma transição justa só será possível se as particularidades dos países do sul global forem consideradas. A COP30, segundo ele, será um marco para avaliar o real engajamento das nações no combate à emergência climática. A declaração reforça a necessidade de cooperação internacional para enfrentar os desafios ambientais de forma equitativa.