Nesta quinta-feira (22), será realizado o leilão da concessão de um trecho de 847 quilômetros da BR-163, que corta todo Mato Grosso do Sul e é vital para o escoamento da produção agroindustrial do estado. Com duração de 29 anos, o contrato prevê investimentos de R$ 16,59 bilhões em obras de duplicação, faixas adicionais, contornos e melhorias na rodovia. O leilão ocorrerá na B3, e a concessão atual, administrada pela CCR MSVia, passará por uma transição de três anos antes da aplicação de reajustes nas tarifas de pedágio.
As obras planejadas incluem 203 km de duplicação, 147,77 km de faixas adicionais, 28,82 km de contornos e a construção de 99 viadutos, 22 passarelas e 56 passagens de fauna, entre outras melhorias. A ANTT destacou que os reajustes nas tarifas só serão aplicados após a conclusão das obras e o período de transição, com percentuais variando conforme o tipo de intervenção: 30% para duplicação, 15% para faixas adicionais em pista simples e até 10% para faixas em pista dupla.
O projeto visa modernizar a infraestrutura logística do estado, beneficiando o transporte de cargas e a segurança viária. Além das obras principais, estão previstos a construção de 144 pontos de ônibus, três áreas de descanso para caminhoneiros e correções de traçado, reforçando a importância da BR-163 para a economia regional e nacional.