Esta semana, Goiânia, Goianira e Trindade sediam os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), uma competição exclusiva de futebol, Fut7, X1 e X2 organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Com 1.100 participantes, incluindo 861 atletas de 18 estados e 32 instituições de ensino superior, o evento reforça a importância do esporte universitário. Destaque para a participação feminina, com 379 mulheres competindo, muitas delas em alto nível, como as campeãs da Universíade. O presidente da CBDU, Alim Neto, destacou que o esporte universitário é um trampolim para a seleção brasileira feminina.
O futebol feminino ganha visibilidade profissional, com exemplos como o Vila Nova Universo, que disputa a Série A2 do Brasileirão. Lusimar Santos, da Federação Goiana do Desporto Universitário, ressaltou que o legado dos JUBs é a consolidação da modalidade no cenário nacional. Para incentivar a igualdade de gênero, a CBDU condiciona benefícios como hospedagem e alimentação à inscrição de equipes femininas, sem exigir contrapartida masculina.
No Fut7, a Universidade de Fortaleza (Unifor) busca seu tetracampeonato, liderada pelo técnico da seleção brasileira de futsal feminino, Wilson Sabóia. A jogadora Flávia Mayane, da Unifor e da seleção, destacou a importância de competir em diferentes modalidades para evoluir técnica e fisicamente. A Unifor começou bem, com vitória de 8 a 1 sobre o Unicesumar. O evento reforça não apenas a competição, mas também a formação educacional e profissional das atletas.