A partir da próxima sexta-feira, 23, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 19, visa mapear vulnerabilidades operacionais e reforçar a segurança dos processos. A decisão ocorre após investigações sobre fraudes em descontos não autorizados na folha de pagamento de beneficiários, como as apuradas na Operação Sem Desconto.
A nova regra determina que todos os desbloqueios de empréstimos consignados serão feitos exclusivamente por biometria na plataforma Meu INSS. Além disso, desde 8 de maio, o INSS havia suspendido novos descontos desses empréstimos, permitindo que os segurados solicitassem o desbloqueio pelos canais oficiais. Entre 14 e 17 de maio, quase 1,5 milhão de aposentados e pensionistas pediram reembolso de mensalidades cobradas sem autorização.
A partir de 6 de junho, os trabalhadores que contrataram o consignado privado poderão migrar suas dívidas para instituições com juros mais baixos, processo que será gerenciado pela Dataprev. O Ministério do Trabalho e Emprego monitora diariamente as taxas de juros e o perfil dos tomadores de crédito, buscando maior transparência e segurança nas operações financeiras envolvendo benefícios do INSS.