A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de abril começarão a receber os valores de volta, totalizando R$ 292 milhões. A suspensão desses descontos foi determinada no final de abril, mas, como a folha já havia sido processada, os valores foram debitados nos pagamentos realizados entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS ressaltou que a devolução ocorrerá automaticamente, sem necessidade de ação dos beneficiários, entre 26 de maio e 6 de junho.
O governo federal orientou que o INSS não repassasse os valores às entidades associativas, garantindo que os recursos fossem devolvidos diretamente aos beneficiários. A restituição será feita junto com os pagamentos regulares, depositados na conta bancária ou cartão magnético cadastrados. O instituto alertou sobre possíveis golpes e reforçou que todas as informações oficiais estão disponíveis exclusivamente no portal Meu INSS.
Para quem teve descontos indevidos em períodos anteriores, é necessário solicitar a restituição pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Nesses casos, o INSS entrará em contato com a entidade responsável para exigir comprovação da autorização. Caso não haja documentação, a entidade deverá reembolsar o valor, que será repassado ao beneficiário. Além disso, desde a última sexta-feira, a contratação de empréstimos consignados exige identificação biométrica pela plataforma Meu INSS, medida que visa aumentar a segurança das transações.