A partir desta segunda-feira (26), o INSS começou a restituir R$ 292 milhões em mensalidades associativas cobradas indevidamente de aposentados e pensionistas em abril. Os valores serão devolvidos automaticamente, junto com os pagamentos regulares de benefícios, entre 26 de maio e 6 de junho. O instituto destacou que os beneficiários não precisam tomar nenhuma providência para receber o estorno, que será feito na mesma conta ou cartão utilizado para os depósitos habituais.
O INSS havia suspendido os descontos no final de abril, mas, como a folha de pagamentos já estava fechada, as cobranças foram realizadas entre 24 de abril e 8 de maio. O governo federal determinou que os valores não fossem repassados às entidades associativas, garantindo a devolução direta aos beneficiários. Caso haja cobranças indevidas em períodos anteriores, os interessados devem solicitar a restituição pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
O instituto também alertou sobre golpes e reforçou que as informações são divulgadas apenas pelo canal oficial. Além disso, desde a última sexta-feira, a autorização para empréstimos consignados exige identificação biométrica na plataforma Meu INSS, medida que visa aumentar a segurança das transações.