As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão início nesta segunda-feira (26) e seguirão até 6 de junho. Estudantes de escolas públicas terão isenção automática da taxa de R$ 85 e contarão com a ficha de inscrição pré-preenchida. As provas ocorrerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro, exceto no Pará, onde serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30.
Além de servir como porta de entrada para universidades, o Enem também oferece certificação de conclusão do ensino médio para quem atingir as notas mínimas exigidas. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos: o pagamento da taxa, para quem não tem isenção, deve ser feito entre 26 de maio e 11 de junho. Estudantes do 3º ano de escolas públicas estão automaticamente isentos, mas precisam confirmar a inscrição.
O exame abrangerá cinco áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. Com a proximidade das provas, a organização e o preparo são essenciais para um bom desempenho. A certificação é um incentivo adicional para que os participantes se dediquem aos estudos e alcancem seus objetivos acadêmicos.