As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira, 26 de maio, e seguem até 6 de junho. Os candidatos devem se cadastrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com taxa de R$ 85 para quem não tem isenção. As provas estão marcadas para 9 e 16 de novembro, exceto em três cidades do Pará, onde ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30.
Entre as principais mudanças desta edição, está a volta do uso do resultado como diploma do ensino médio para maiores de 18 anos. Além disso, alunos do 3º ano da rede pública estão automaticamente pré-inscritos, mas precisam confirmar dados e escolher o idioma da prova. O ministro da Educação destacou que a pré-inscrição é uma forma de simplificar o processo e aumentar a participação.
O Ministério da Educação (MEC) reforçou que o Enem 2025 mantém seu papel como porta de entrada para universidades públicas, instituições estrangeiras e programas de bolsas. As novas diretrizes, publicadas em 23 de maio, visam valorizar o exame como instrumento de avaliação da educação básica, atendendo a diferentes perfis de participantes.