O governo de São Paulo formalizou um acordo para encerrar o projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze, que ligaria a capital paulista a São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Segundo o Diário Oficial do Estado, a rescisão contratual, intermediada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), resultará no pagamento de uma indenização de R$ 273,5 milhões ao consórcio responsável. A linha, que também atenderia Santo André e São Caetano do Sul, foi cancelada de forma consensual, pondo fim a um projeto iniciado em 2014.
O contrato, originalmente assinado como uma Parceria Público-Privada (PPP), tinha custo estimado em R$ 4,2 bilhões. A decisão de abandonar a construção foi anunciada em 2020, com a justificativa de que os gastos e desapropriações necessárias não compensavam o investimento. Na época, foi proposta uma alternativa: um corredor de ônibus (BRT) para cobrir o mesmo trajeto, cujas obras começaram em 2022 e têm previsão de conclusão para julho de 2026.
O encerramento do projeto reflete uma mudança de prioridades no transporte público da região, optando por uma solução considerada mais viável financeira e operacionalmente. A decisão evita maiores custos para os cofres públicos e busca atender às demandas da população com um sistema de transporte mais ágil e menos oneroso. O BRT surge como aposta para melhorar a mobilidade urbana na área metropolitana de São Paulo.