O “Vox Patris”, considerado o maior sino do mundo, desembarcou no Porto de Santos neste sábado (17), após uma viagem de mais de 10 mil quilômetros da Polônia. Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, a peça foi fabricada em Cracóvia e idealizada pelo artista goiano Silvio Morais. O sino, que significa “Voz do Pai” em latim, é ornamentado com motivos da flora e fauna brasileiras e seu som pode ser ouvido a mais de 10 quilômetros de distância. Sua chegada será celebrada com uma missa campal no próximo sábado (24), em frente à Catedral de Santos, presidida por Dom Tarcísio Scaramussa.
A peça simboliza a universalidade da Igreja e a união dos povos cristãos, segundo a Diocese de Santos. Os relevos do sino contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno, desde o achado de um medalhão com a Santíssima Trindade por um casal de lavradores em 1840. Feito de uma liga especial de bronze, o “Vox Patris” impressiona não apenas pelo tamanho, mas também pelos detalhes artísticos que representam a identidade da fé do Cerrado.
Após a passagem por Santos, o sino seguirá em peregrinação por cidades como Belo Horizonte e Brasília, até chegar ao seu destino final: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Lá, será instalado no campanário da nova basílica, com inauguração prevista para 2026. A obra é vista como um marco histórico para fiéis de todo o Brasil, destacando a fusão entre arte, engenharia e religiosidade.