O sino Vox Patris, considerado o maior do mundo em funcionamento, com 55 toneladas, está a caminho do Brasil após uma viagem de mais de 10 mil quilômetros da Polônia. Fabricado com uma liga especial de bronze, o sino será instalado na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, após percorrer 1.300 km por terra a partir do porto de Santos-SP. A chegada está prevista para 1º de junho, com uma carreata saindo de Goiânia e uma missa de recepção na basílica.
A logística do transporte envolve a colaboração de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o DNIT e autoridades estaduais, com escolta policial em todo o trajeto. O sino viajará a uma velocidade entre 40 e 60 km/h, passando por rodovias federais e estaduais. Além do Vox Patris, outros dois sinos menores, batizados de São Lucas e São João, também serão instalados no santuário.
A programação inclui eventos religiosos em Santos, Brasília e Trindade, marcando as etapas da jornada do sino. A basílica destaca a importância histórica e simbólica do Vox Patris, que conta com imagens que narram a tradição da Romaria do Divino Pai Eterno. A instalação do sino reforça o santuário como um dos principais destinos de peregrinação do país.