Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta terça-feira (27), trazendo risco de tempestades com ventos fortes, chuva volumosa e possível queda de granizo no Rio Grande do Sul, além de instabilidades em Santa Catarina e Paraná. Os mapas meteorológicos indicam temperaturas abaixo de 0°C na região Sul a partir de quarta-feira (28), com frio intenso se espalhando para o Centro-Oeste, Sudeste e até partes da Amazônia. Rajadas de vento entre 51 e 70 km/h são esperadas nos três estados do Sul, mesmo sem chuva.
Enquanto isso, o Sudeste permanece quente e seco, com exceção de pancadas de chuva no litoral do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul enfrenta chuvas moderadas a fortes, enquanto outras áreas registram umidade relativa do ar abaixo de 30%. O Nordeste tem previsão de chuva no litoral, com volumes mais significativos na Bahia, Paraíba e Pernambuco, enquanto o interior segue com tempo firme. Na Região Norte, temporais atingem Amazonas, Roraima e Amapá, com chuvas fortes também no Acre e Rondônia.
A partir de quarta-feira, uma massa de ar frio intenso deve causar quedas acentuadas de temperatura em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e até Rondônia, com pico na sexta-feira (30). Há expectativa de novos recordes de baixas temperaturas, além da possibilidade de neve e precipitações invernais no Sul do Brasil, marcando a primeira condição favorável para esse fenômeno no ano.