O primeiro fim de semana de maio deve registrar noites especialmente frias em todas as capitais do Sudeste, com possibilidade de novos recordes de baixas temperaturas em 2025. De acordo com a Climatempo, mesmo com o aumento das temperaturas durante o dia, as madrugadas seguirão geladas, marcando os termômetros em patamares históricos para o ano. No Rio de Janeiro, a madrugada desta quinta-feira (1º) já foi a mais fria do ano, com 16,6°C registrados em Jacarepaguá, e a previsão indica mínimas ainda menores, podendo chegar a 16°C nos próximos dias.
Em São Paulo, o recorde de 2025 foi batido em 30 de abril, com 14,4°C, mas a expectativa é que as madrugadas de sexta (2) e sábado (3) sejam ainda mais frias, com mínimas previstas de 14°C e 13°C, respectivamente. Belo Horizonte também pode superar sua marca atual de 17,4°C, registrada em 7 de abril, com previsão de 14°C nas próximas madrugadas. Vitória, capital do Espírito Santo, pode ver seu recorde anual de 20,3°C ser ultrapassado, com temperaturas chegando a 19°C no sábado (3).
O fenômeno é causado pelo deslocamento de uma frente fria pelo oceano, que traz mais nuvens e chuvas para a região. O Inmet e a Climatempo monitoram as temperaturas, que devem permanecer abaixo da média histórica para o período. Os moradores do Sudeste devem se preparar para as noites mais frias do ano até agora, com possibilidade de novos registros nos termômetros.