A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou um protótipo de ferramenta aberta e gratuita para monitorar em tempo real o marketing digital de substitutos do leite materno em plataformas online. Desenvolvida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, a ferramenta foi destacada em um evento paralelo à 78ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra. Diferente de soluções pagas e não customizadas disponíveis no mercado, a plataforma da Fiocruz permite acesso completo aos dados e varre sites comerciais, redes sociais e anúncios pagos, incluindo “dark posts”.
O ministro da Saúde, presente no evento, ressaltou a importância do aleitamento materno para a saúde infantil, citando seus benefícios contra desnutrição, doenças infecciosas e crônicas. Apesar dos avanços, apenas 46% dos bebês no Brasil são amamentados exclusivamente até os seis meses. O presidente da Fiocruz reforçou o compromisso histórico da instituição com a promoção do aleitamento, destacando iniciativas como a Rede Global de Bancos de Leite Humano.
A representante do México no evento afirmou que as políticas de incentivo ao aleitamento não são contra a indústria, mas a favor da saúde e dos direitos das crianças. A ferramenta da Fiocruz, além de focar nos substitutos do leite materno, poderá ser adaptada no futuro para monitorar propaganda de álcool, tabaco e outros produtos nocivos, representando um avanço para a saúde pública global.