“O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro (“Divino Amor”), terá sua estreia nos cinemas brasileiros em 28 de agosto. O filme, que competiu pelo Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2025, conquistou o Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata). A trama se passa em um Brasil quase distópico, onde idosos são enviados compulsoriamente para uma colônia habitacional, e acompanha Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, em sua jornada pela Amazônia para realizar um último desejo antes do exílio.
Com roteiro assinado por Mascaro e Tibério Azul (“Som Brasil”), o longa tem consultoria de Murilo Hauser e Heitor Lorega, conhecidos por “Ainda Estou Aqui”. O elenco também inclui Rodrigo Santoro, Adanilo (“Oeste Outra Vez”) e Miriam Socarrás (“Violeta”). Apesar de não vencer o principal prêmio em Berlim, que ficou com o norueguês “Dreams (Sex Love)”, a produção foi reconhecida com o segundo maior troféu do festival.
O teaser divulgado nesta terça-feira (6) antecipa a atmosfera visual e temática do filme, que mistura crítica social e elementos de ficção distópica. A estreia em agosto coloca “O Último Azul” como um dos lançamentos mais aguardados do cinema nacional no segundo semestre de 2025.