“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou dois prêmios no Festival de Cannes neste sábado (24). O longa foi eleito o melhor filme pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema do mundo, e também recebeu o Prix des Cinémas Art et Essai, concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio. A produção brasileira, que já havia sido ovacionada de pé durante sua exibição no dia 18, é um dos favoritos à Palma de Ouro, premiação máxima do festival.
Além do filme brasileiro, outros títulos chamaram atenção na competição, como “O Esquema Fenício”, de Wes Anderson, “Um Simples Acidente”, de Jafar Panahi, e “Die, My Love”, de Lynne Ramsay. A lista de concorrentes inclui ainda obras de diretores consagrados, como Richard Linklater (“Nouvelle Vague”) e os irmãos Dardenne (“Young Mothers”). O Brasil não vence a Palma de Ouro desde 1962, quando “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, levou o prêmio.
Vencedores da Palma de Ouro costumam ganhar destaque nas temporadas de premiações seguintes, como o Oscar. Em 2023, por exemplo, “Anora”, de Sean Baker, vencedor em Cannes, foi reconhecido em múltiplas categorias na maior premiação do cinema. O resultado da edição deste ano deve ser acompanhado de perto pelo mercado cinematográfico internacional.