A Fifa confirmou nesta terça-feira a realização de um playoff entre o Los Angeles FC (EUA) e o Club América (México) para decidir o último classificado ao novo Mundial de Clubes, que ocorrerá entre junho e julho nos Estados Unidos. O vencedor da partida, cuja data e local ainda não foram divulgados, integrará o Grupo D da competição, ao lado de Flamengo, Espérance de Tunis e Chelsea. A decisão foi tomada após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitar recursos apresentados pelo León (México) e pela Alajuelense (Costa Rica), que também pleiteavam a vaga.
A exclusão do León do torneio ocorreu devido a um conflito de regulamento, já que o clube pertence aos mesmos donos do Pachuca, time mexicano já garantido na competição. Segundo a Fifa, o Los Angeles FC foi convocado por ser o vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf em 2023, enquanto o Club América foi escolhido por ter a melhor posição no ranking da confederação ao final da temporada de 2024, critério utilizado para definir a classificação.
O playoff marca a etapa final do processo de definição dos participantes do Mundial de Clubes, que reunirá equipes de diversos continentes em busca do título. A decisão da Fifa encerra as disputas jurídicas e estabelece o confronto direto entre os dois clubes norte-americanos pela última vaga disponível no torneio.