A Polícia Federal está investigando um caso de tráfico internacional de armas após a descoberta de pistolas originárias da polícia argentina em compartimentos ocultos de um caminhão apreendido no interior de São Paulo. As investigações, iniciadas em fevereiro, levaram a buscas nesta quarta-feira (14) em Belford Roxo (RJ), onde foram apreendidos celulares, cadernos com anotações e fichas de controle de veículos em residências de sócios de uma transportadora ligada ao caso.
A apreensão do caminhão ocorreu após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal em Cachoeira Paulista (SP), onde foram encontrados eletrônicos e roupas sem nota fiscal. Durante a perícia, identificou-se que parte das 38 pistolas apreendidas havia sido desviada de forças policiais da Argentina no início dos anos 2000. A PF ainda não divulgou detalhes sobre como as armas chegaram ao Brasil.
Os crimes em investigação incluem tráfico internacional de armas de fogo de uso restrito e descaminho, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão. A operação continua em andamento, e novas informações devem ser divulgadas conforme a apuração avança.