O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que tentará comparecer a um ato em Brasília na próxima quarta-feira (7.mai) em defesa da anistia aos condenados pelos eventos de 8 de janeiro. Apesar de ter recebido alta hospitalar no domingo (4.mai), seus médicos não recomendaram sua presença no evento. Em publicação nas redes sociais, ele declarou que participará “se a situação de saúde permitir”.
A manifestação, organizada por um líder religioso, será uma caminhada pacífica da Torre de TV até o Congresso Nacional. Um dos casos destacados no evento é o de uma profissional condenada a 14 anos de prisão por danos ao patrimônio público durante os protestos. O projeto de lei que busca anistiar os envolvidos está em discussão no Legislativo, com apoio de parte da oposição.
O PL (Partido Liberal) protocolou um pedido de urgência para votação do projeto, que já conta com 264 assinaturas. No entanto, a proposta enfrenta resistência e permanece travada no Congresso. O evento reacende o debate sobre os limites entre protesto e responsabilização legal.