A ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, confirmou ter recebido um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Mulheres, atualmente comandado por Cida Gonçalves. A informação foi divulgada pelo site PlatôBR, mas a Secretaria de Comunicação do Planalto não se pronunciou sobre o assunto. Márcia Lopes, irmã do aliado histórico de Lula, Gilberto Carvalho, deve estar em Brasília nesta segunda-feira, 5, para tratar do possível novo cargo.
A gestão de Cida Gonçalves vinha sendo alvo de críticas devido a polêmicas envolvendo o ministério. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou denúncias de assédio moral contra ela e sua secretária executiva, após análise. O caso havia gerado repercussão, mas o arquivamento era esperado por seu entorno, conforme apurou o Estadão/Broadcast.
A possível troca no Ministério das Mulheres seria a segunda mudança no governo federal em uma semana. Na sexta-feira, 2, o ministro da Previdência Social deixou o cargo após um escândalo envolvendo descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS. As mudanças refletem ajustes no governo diante de recentes controvérsias.