O governo do Rio Grande do Sul iniciou a montagem de sete barreiras sanitárias no município de Montenegro (RS) para conter um foco de influenza aviária, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16). Até o sábado (17), cinco das sete barreiras já estavam instaladas, incluindo pontos estratégicos como a BR-386, RS-124 e estradas vicinais. O objetivo é inspecionar veículos que transportam carga viva, ração ou coletam leite, além de desinfetar carros de passeio em um raio de três quilômetros. Pedestres não são alvo da ação.
As barreiras funcionam em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram) e a prefeitura local, operando 24 horas por dia em um raio de três a dez quilômetros do foco da doença. Cerca de 540 propriedades rurais na área serão vistoriadas para avaliação e ações de educação sanitária. A prefeitura de Montenegro destacou que o risco de infecção em humanos é muito baixo, ocorrendo principalmente entre profissionais com contato intenso com aves, que estão sendo monitorados sem apresentar sintomas.
A administração municipal pediu compreensão dos moradores sobre possíveis alterações no tráfego devido aos bloqueios, incluindo desvios e interrupções temporárias. “Não há motivos para pânico”, reforçou o comunicado, destacando que as medidas visam controlar a disseminação do vírus e proteger a saúde pública e animal.