O Governo do Estado registrou um aumento de mais de 53% na quantidade de pesquisas clínicas voltadas para novas tecnologias no tratamento de doenças em 2024, em comparação com o ano anterior. O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) se destacou no Dia Internacional da Pesquisa Clínica, com 20 estudos abertos para inclusão de pacientes e a previsão de lançar mais três até o final de 2025. Essas iniciativas garantem acesso a terapias inovadoras e consolidam a instituição como referência na pesquisa oncológica no Brasil.
Em 2023, o CEPON alcançou marcos significativos, como ser o primeiro centro no Brasil a incluir um paciente em um estudo sobre microangiopatia trombótica pós-transplante de células-tronco. Além disso, liderou a participação em dois estudos internacionais sobre câncer de pulmão, tornando-se o centro com maior número de participantes na América Latina em um deles. A instituição também atuou como Centro Coordenador em sete pesquisas, acelerando o recrutamento de voluntários no país.
Com a responsabilidade de submeter protocolos de pesquisa ao sistema CEP/CONEP, o CEPON conseguiu iniciar recrutamentos antes de outros centros nacionais. Esses avanços reforçam o compromisso do Estado em expandir o acesso a tratamentos inovadores e fortalecer a pesquisa clínica no país, com projeções de novos estudos até 2025.