O Enem 2025 será aplicado em datas distintas em três cidades do Pará—Belém, Ananindeua e Marituba—nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, divergindo do calendário nacional. A mudança ocorre por causa da COP30, conferência climática da ONU que acontecerá em Belém e deve reunir entre 40 mil e 50 mil pessoas. Enquanto isso, no resto do país, as provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, conforme o cronograma original do Inep.
Apesar da alteração nas datas de aplicação no Pará, o período de inscrições para o exame será o mesmo em todo o território nacional, começando na próxima segunda-feira (26) e indo até 6 de junho. O Enem continua sendo uma porta de entrada para universidades públicas, por meio do Sisu, e para programas de bolsas e financiamento em instituições privadas, como Prouni e Fies.
A COP30, que motivou a mudança, tem como objetivo revisar as metas do Acordo de Paris, diante do aumento global da temperatura em 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. O evento reforça a urgência de ações climáticas, enquanto o ajuste no calendário do Enem demonstra a flexibilidade do exame diante de grandes eventos internacionais.