Diretores, coordenadores e professores da rede municipal de Goiânia participam, a partir desta terça-feira (6/5), do projeto “Tessituras Pedagógicas”, que promove diálogos sobre práticas de linguagem na educação infantil. O encontro, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordará oralidade, leitura e escrita nos primeiros anos escolares, além de explorar outras linguagens, como corporal, musical e matemática. A formação será ministrada por especialistas da Gerein, focando em como as crianças constroem conhecimento por meio de interações e brincadeiras.
O projeto, realizado mensalmente de março a novembro, já discutiu temas como literatura antirracista, o cotidiano da educação infantil e o desenvolvimento dos bebês. Nesta edição, o destaque é a BNCC, que define as aprendizagens essenciais para a primeira infância, com ênfase no brincar como eixo estruturante do desenvolvimento. Os encontros ocorrem em diferentes locais, incluindo a Escola de Formação de Professores da PUC e o CRE Jarbas Jayme.
A programação de maio inclui sessões nos dias 6, 7, 12 e 14, com horários variados para atender aos profissionais da educação. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia em qualificar o ensino infantil, promovendo reflexões sobre metodologias e práticas pedagógicas inovadoras.