Um deputado estadual foi vítima de um assalto na manhã de quinta-feira, 1º, na Vila Olímpia, bairro nobre da zona sul de São Paulo. O parlamentar, que é ex-policial civil, foi abordado por um homem armado que chegou de motocicleta e exigiu o relógio de luxo que ele usava. Sem reagir, o deputado entregou o objeto, e o suspeito fugiu. A Polícia Civil investiga o caso, mas até a manhã de sexta-feira, 2, o ladrão não havia sido localizado.
Este não é o primeiro incidente do tipo envolvendo o parlamentar. Em 2022, ele e um delegado foram abordados em outro bairro da capital, mas na ocasião, houve reação e o suspeito foi baleado. O caso atual reforça a tendência de aumento de crimes semelhantes em áreas nobres da cidade, muitas vezes cometidos por criminosos em motos, agindo sozinhos ou em dupla para evitar chamar atenção.
A Secretaria de Segurança Pública informou que, somente este ano, mais de 2 milhões de motos foram vistoriadas em operações de fiscalização, com verificação de antecedentes criminais. Apesar das medidas, a escalada de roubos em bairros de alto padrão preocupa autoridades e moradores.