Nesta quarta-feira, 7, inicia-se o conclave para escolher o novo papa, após a morte do argentino Francisco no dia 21 de abril, aos 88 anos. Cardeais de diversas partes do mundo se reunirão no Vaticano para participar do processo de votação sigilosa na Capela Sistina. O resultado será comunicado ao público por meio de fumaça preta, indicando que ainda não há um escolhido, ou branca, sinalizando a eleição do novo pontífice.
Ao final do conclave, o protodiácono do Colégio dos Cardeais fará o anúncio tradicional “Habemus Papam”, revelando o nome do novo papa em latim. O cargo de protodiácono é atualmente ocupado pelo cardeal francês Dominique Mamberti, de 73 anos, que assumiu a função em outubro de 2024. Mamberti também integra a comissão responsável por auxiliar o cardeal camerlengo nos preparativos para o conclave.
O processo de escolha pode durar dias ou até meses, dependendo do consenso entre os cardeais. A fumaça branca e o anúncio solene marcam o fim do conclave, seguindo uma tradição centenária que envolve ritualismo e simbolismo. A eleição do novo papa é um momento de grande expectativa para a Igreja Católica e fiéis em todo o mundo.