A Indústrias Colombo está focada em ampliar sua presença no mercado externo como estratégia para acelerar o crescimento em 2025. Especializada em máquinas agrícolas para colheita de amendoim, café e feijão, além de peças de transmissão, a empresa pretende aumentar seu faturamento em até 8% este ano, alcançando R$ 600 milhões. Atualmente, as exportações representam 15% da receita, mas a meta é elevar essa participação para 25% até 2030, com destaque para a expansão do portfólio, incluindo máquinas e componentes mecânicos.
Com unidades de montagem nos Estados Unidos e na Argentina, além de quatro fábricas no Brasil, a Colombo já exporta para quase 60 países. Internamente, a empresa aproveita o bom momento dos mercados de café e feijão, além do amendoim, que teve um primeiro semestre positivo. O diretor de operações destacou a diversificação da produção brasileira de feijão, com variedades além do carioca ganhando espaço no mercado internacional.
Na Argentina, onde atua há 20 anos, a expectativa é positiva devido à melhora no cenário econômico, com maior disposição dos produtores em investir. Nos Estados Unidos, a operação permanece estável, apesar das incertezas tarifárias. A Colombo também introduziu máquinas automotrizes de alto valor agregado no mercado argentino, reforçando sua estratégia de inovação e expansão global.