O trabalho de limpeza no Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP), foi finalizado no sábado (24), após um acidente no dia 13 de maio, quando um caminhão tombou e derramou corante azul na água. Equipes da prefeitura e da Cetesb removeram resíduos das margens e do leito do rio com retroescavadeiras, e um relatório técnico sobre o caso deve ser concluído em breve. O incidente afetou a fauna local, deixando animais como patos, peixes e capivaras tingidos de azul, além de causar a morte de diversos peixes.
Parte do corante atingiu o Rio Jundiaí, alterando sua coloração, mas a Cetesb confirmou que não há mais vestígios do produto na água. O processo de limpeza incluiu a diluição do corante com água e a remoção de resíduos grudados nas margens, exigindo até a retirada de algumas árvores para acesso das máquinas. Com o serviço de campo concluído, as autoridades aguardam o relatório para tomar as medidas judiciais necessárias.
A empresa responsável pelo corante afirmou que possui todos os documentos e procedimentos adequados e que este foi seu primeiro acidente em 36 anos de operação. Enquanto isso, especialistas alertam que o produto, em grandes quantidades, pode ser tóxico e persistir no ambiente por longo tempo. O caso continua a ser monitorado, e ativistas expressaram preocupação com o estresse causado nos animais durante os processos de limpeza.