Grandes cidades ao redor do mundo estão enfrentando os desafios do excesso de tráfego e poluição com estratégias variadas para reduzir o uso de carros particulares. Jacarta, por exemplo, implementou um sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) com corredores exclusivos, enquanto Tallinn, na Estônia, optou pela gratuidade no transporte público para residentes. No entanto, medidas como essas nem sempre alcançam os resultados esperados, como no caso de Tallinn, onde o uso de carros particulares aumentou, evidenciando a complexidade de mudar hábitos enraizados.
Além de investir em infraestrutura e incentivos, algumas cidades estão adotando medidas para desencorajar o uso de automóveis, como taxas de congestionamento em Londres e a redução de vagas de estacionamento em Paris. Jacarta também está reformulando áreas centrais para priorizar pedestres e ciclistas, além de integrar melhor os modais de transporte. Pesquisadores destacam que, mesmo sem grandes mudanças estruturais, melhorias na informação e simplificação de tarifas podem tornar o transporte público mais atraente.
A busca por soluções eficazes continua, com cidades testando abordagens que combinam infraestrutura, políticas públicas e entendimento do comportamento humano. Enquanto alguns locais focam em tornar o transporte público mais confortável e eficiente, outros apostam em restrições ao uso de carros. O desafio global é equilibrar mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida, adaptando-se às realidades locais.